terça-feira, 30 de junho de 2009

O mundo gira

"O mundo gira".

Poucas frases me fazem tão bem quanto essa. Claro, é indiscutível a obviedade e gigantismo do movimento de rotação do planeta. Mas impressionante mesmo é o que ele é capaz de fazer pela sua vida. Não é só uma simples metáfora, é fato: tudo, com o tempo, muda de lugar. A luz muda de intensidade, o topo vira fundo, a importância muda de foco. É absurdo pensar em estabilidade quando nem o próprio chão em que você pisa é imutável. E eu gosto muito disso, dessa inconstância da vida. Por mais que ela tire de você qualquer senso de segurança permanente, é ela quem te presenteia com a possibilidade de uma volta por cima. Em outras palavras: se o que é bom dura pouco, o que é ruim também não permanece.

Conforto para os insatisfeitos, ameaça para os acomodados. E eu fico com a primeira opção. Porque só quem está no meio do furacão pra saber o quanto é importante que um dia venha depois do outro. Eu fecho os olhos, intimido o calendário, engulo o choro. Proclamo o tempo como o meu melhor amigo - quase sempre, é ele quem tem a cura e as respostas para essas dores difíceis de categorizar. Eu olho para fotos, eu massageio meus pés, eu me sinto miúda. Mas o mundo gira, Tamara, ele gira. E independente de qualquer escolha, ele me levou junto.E eu fui. Porque pra dar uma volta por cima, em algum momento você precisa estar por baixo. Foi assim quando me mudei de Catanduva para Ribeirão,quando achei que não ficaria bem sem alguém; quando o vazio parecia imenso - e quando vi tudo sendo preenchido por novas certezas. É sempre assim: ele gira, mas o eixo não muda. É dessa elasticidade dolorida e paciente que a minha tranquilidade depende hoje, pra que tudo volte pro lugar - aonde quer que este lugar esteja.

Sabendo disso, eu nem tenho mais medo. Nem tenho vergonha. Só respostas prontas.

Pro ex namorado que te fez mal e agora te quer de volta: o mundo gira. Pra alguém que te prejudicou e agora te vê no alto: o mundo gira. Pro antigo vício: o mundo gira. Pra mim: girei com ele.




[A autora do texto é Milena Gouveia, essa gatona da foto, da qual sou uma grande fã!E é claro que eu adaptei o texto pra mim auishduisa]

0 comentários:

Postar um comentário